You are currently viewing Ideias para você aliar decoração afetiva com tecnologia

Ideias para você aliar decoração afetiva com tecnologia

As experiências que temos durante a vida e que formam as pessoas que somos hoje são carregadas de lembranças, sensações, objetos, cores e músicas. Na arquitetura , a decoração afetiva alia a afeição com o conforto da casa, e fica ainda melhor com a ajuda da tecnologia. Esse conceito é extremamente único porque envolve memórias e histórias de cada pessoa na criação do ambiente, proporcionando uma sensação de pertencimento.

Um lar com personalidade deve destacar as decorações e os objetos mais importantes para o dono, conciliar comodidade com segurança e incluir elementos que tornem o ambiente único, quase como uma extensão do morador. E para inspirar você, separamos ideias incríveis para você combinar decoração afetiva com tecnologia. Confira!

O que é decoração afetiva?

A decoração afetiva consiste na mistura da estética de funcionalidade e afeto na ambientação do lar. Sendo assim, cada elemento precisa ter uma função prática, ao mesmo tempo que garante uma conexão com os moradores da residência.

Além disso, é essencial equilibrar o ambiente, organizando-o de forma íntima e aconchegante  e não num aglomerado de objetos pessoais que não agregam ao espaço e ainda dificultam a rotina.

O conceito de decoração afetiva pode ser relacionado a algo concreto, mas também pode refletir lembranças sensoriais.

  • ornamentação de peças e objetos que passam de geração em geração;
  • objetos adquiridos em viagens e eventos marcantes;
  • presentes significativos ganhos ao longo da vida;
  • a aromatização que lembra alguém ou um período;
  • as cores e a iluminação de um lugar visitado anteriormente ou que, simplesmente, dizem muito sobre a personalidade do morador;
  • o som ambiente de uma playlist que marcou um momento.

Diante disso, a tecnologia pode se tornar uma grande aliada nesse tipo de decoração, pois ela tem o poder de melhorar a estética do ambiente, além de proporcionar praticidade e segurança ao lar. Veja algumas ideias a seguir.

Cores do ambiente + iluminação ideal

Além do estilo, nos móveis e decorações do ambiente, as cores têm o poder de deixar os cômodos mais acolhedores.

As cores quentes, como amarelo, laranja e vermelho, geralmente transmitem sensação de descontração, estimulando a comunicação e criatividade, o que é ideal para cozinha, salas de estar e jantar. Além disso, podem deixar o ambiente “menor” ou “maior” dependendo de como são aplicadas.

As cores frias e em tons pastéis, como branco, azul e verde despertam tranquilidade, frescor, harmonia e equilíbrio do ambiente, sendo uma excelente escolha para banheiros e quartos. Inclusive, elas são frequentes em decorações minimalistas.

No entanto, não é necessário escolher apenas algumas cores para os cômodos, se você pode ter uma cor na parede e ir brincando com a mudança da iluminação. Com lâmpadas inteligentes é possível destacar pontos da casa, trocar de cor e intensidade e programar cenários diferentes de iluminação, o que pode reforçar ou mudar completamente a mensagem de determinado espaço, deixando-o a sua cara.

Objetos de decoração + praticidade

Reaproveitar móveis antigos que pertenceram a um parente ou um objeto comprado em alguma viagem é totalmente compatível com o conceito de decoração afetiva. O que não significa que tudo deva ser retrô. Você pode aliar uma estética vintage com a modernidade da tecnologia, unindo a viabilidade e a praticidade ao ambiente.

Exemplo disso é o uso de dispositivos para casas inteligentes . Você pode programar a climatização do ambiente por meio do smartphone, usar smart box para aquela sessão de cinema em casa, ter  conectores smart para programar o funcionamento de algum eletrodoméstico e assistente de voz para tocar músicas, atualizar sobre o trânsito e a previsão do tempo, facilitando assim, o seu dia a dia.

Sensação de pertencimento + segurança

O conceito de lar está ligado ao quão aconchegante o ambiente pode ser, e tudo que promove aquela sensação de pertencimento. A decoração afetiva tem o mesmo objetivo e está relacionada à proposta de compor o local com objetos que remetem a memórias e expressam conexão profunda com os moradores.

Sendo assim, a proteção da casa deve ser considerada. Afinal, em algum momento, os moradores precisarão sair e querem ter a certeza de que encontrarão tudo como deixaram. Para isso, a tecnologia será uma grande aliada na segurança do ambiente. Por exemplo, é possível contar com:

  • Câmeras de vigilância: monitore a sua residência à distância acessando as imagens em tempo real pelo celular;
  • Alarmes e sensores de presença: receba um alerta em caso de tentativa de invasão com sistemas de sensores de presença e alarmes integrados ao controle de acesso;
  • Fechaduras inteligentes: acesse a sua casa digitando senhas, aproximando tags ou por meio de leitura facial, dessa forma, o uso de chaves é dispensável;
  • Videoporteiro: veja, converse e libere a entrada de pessoas na sua casa de onde você estiver;
  • Lâmpadas inteligentes: crie a impressão de que alguém está na residência quando estiver fora acionando a iluminação pelo celular.

Que tal trazer um pouco mais de afeto, praticidade e comodidade para dentro do lar?

Deixe uma resposta