You are currently viewing 7 tecnologias para tornar os projetos arquitetônicos mais sustentáveis

7 tecnologias para tornar os projetos arquitetônicos mais sustentáveis

As tecnologias proporcionam praticidade, conforto, segurança e otimizam o uso da energia elétrica e água. Os moradores podem ter controle sobre os dispositivos de suas casas e evitar o desperdício. Mas quais tecnologias são essas?

1. Interruptores inteligentes

Estes interruptores são acionados por meio de aplicativo ou por comandos de voz. Você pode criar rotinas de iluminação, ajustar o acionamento das luzes como despertador e programar seu desligamento em horários específicos.

2. Lâmpadas Wi-Fi

Algumas lâmpadas inteligentes possuem conexão Wi-Fi e são controladas por aplicativo. Você pode ajustar a intensidade e as cores da iluminação do ambiente de forma remota, sem necessidade de acionar interruptores.

3. Sensores de presença para iluminação

Os sensores acabam com as possibilidades de você esquecer alguma luz acesa ou ter dificuldades para ligá-la ao chegar a noite em casa. Ao detectar movimento o sensor aciona imediatamente a iluminação. Quando nada mais é detectado, as luzes se apagam.

Você pode programar o sensor para funcionar 24 horas por dia ou somente durante a noite. Há modelos para instalação na parede e no teto, para áreas externas e internas.

4. Controlador de eletrodomésticos

Esse dispositivo permite o controle da iluminação e dos eletrodomésticos inteligentes da sua casa, como lâmpadas, ar-condicionado e computadores. Por meio do comando de voz ou aplicativo, você pode programar o acionamento e o desligamento desses aparelhos.

5. Sistema de energia solar

Os geradores fotovoltaicos geram eletricidade a partir da energia do sol podendo ser conectados à rede da distribuidora ou isolados. Apresentam resistência às diversas condições climáticas e são de fácil manutenção. Estes têm conexão Wi-Fi e você pode acompanhar em tempo real indicadores do equipamento, como a energia gerada em diferentes momentos, por exemplo.

6. Sistema de irrigação smart

Para acabar com o desperdício de água na irrigação de gramados e jardins, a solução é instalar sistemas de irrigação inteligente. Estes são administrados pelo morador que programa a irrigação automática com base nas condições climáticas.

7. Chuveiro econômico

O chuveiro econômico possui luzes LED com diferentes cores, que são acionadas com base no volume de água usado no banho. Se o vermelho surgir, sinal de gasto elevado. Mas você pode definir limites através de aplicativo e ainda conferir os números do consumo.

A tecnologia em prol da sustentabilidade

A arquitetura sustentável oferece uma variedade de soluções para reduzir nosso impacto ambiental e a tecnologia é uma grande aliada nesse processo. Ao mesmo tempo em que nos traz praticidade e segurança, oferece a oportunidade de minimizarmos o desperdício dos recursos naturais.

Que tal começar a viver numa casa inteligente e sustentável?

Deixe uma resposta